quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Adolescente

É mais ou menos como ler um livro. Você cria uma expectativa enorme em cima daquelas descrições fantásticas feitas por outras pessoas. Então você mergulha de cabeça naquela história fantástica, que quando chega na página 10 é o maior romance da história da humanidade. Já na página 100, você vê que não era tudo aquilo que você esperava. Pensa, pensa, chega a querer parar. Mas ai a curiosidade é maior que a preguiça. Você vai em frente e meio de cara amarrada se envolve com a história, com seus heróis e vilões, com suas perspectivas e lições. E quando termina, você pensa o quão tolo foi de querer parar na metade. Pensa em quanto conhecimento e diversão perderia. E agora trata de contar a alguém que o livro é ótimo, começando assim um ciclo.
Enfim, desculpem-me a audácia, mas ser adolescente é quase (eu disse quase) como ler um livro. Guardadas as proporções, um adolescente é tão inconstante quanto um leitor diante de um livro suspeito. Seja por um amor não correspondido, seja por uma discussão mal resolvida ou qualquer desses "males" que fazem da vida deles um "inferno", o adolescente pensar ter o direito de dizer que sua vida é mais importante que a de outros! "Ora, quanta bobagem!" pensaria um adulto em um momento desses, mas é exatamente assim que os aborre... perdão, os adolescentes pensam. Agora, de volta à minha audaciosa analogia, vemos que é nesse momento, o momento da fraqueza, que o adolescente deve ter o devido apoio. A vontade de conhecer novos desafios deve ser mantida. A vida apresenta obstáculos e estes devem ser superados, como o caso do nosso leitor, que não desiste e lê o livro até o final. E em ambos os casos, quando terminada a fase da vida ou o livro, é sempre a mesma história: "Você tem que ver como era bom!"

3 comentários:

ಌ Debbynha ಌ disse...

Eita vidinha complicada essa nossa viu... E eu m paro p perguntar, serah msm q deixamos d ser adolescentes um dia? Quando isso realmente acontece? Quando nos tornamos adultos??? xiii... Impossivel dizer... Eu partucularmente axo q o ser humano perfeito eh aquele que não perde a alma de criança o espírito de aventura do adolescente e a responsabilidade do adulto... xD

Te Amoo s2
Ahh... E Sampa... Aí vou eu em 2008 ;)

The tone disse...

Gostei da forma lúcida que vc escreveu essa crônica. Acho que a analogia é muito válida e a conclusão demonstra bastante maturidade e auto-conhecimento. Mas parece que falta certa dúvida, ela se esvazia numa celebração? vc menciona obstáculos, mas nao seria legal ilustrar? nao entendi o porque de "aborre..." =P

The tone disse...

entendi o que significava o "aborre", mas não achei que fazia sentido dentro do texto... ficou deslocado, pelo menos na minha leitura... por q ele tá ali?
sacou? =P